Logo

Medidas Covid-19

Medidas Covid-19

Plano de Contingência Beloura Soccer

 

O presente documento aplica-se a todos os utilizadores do Pavilhão Desportivo Beloura Soccer, nomeadamente clientes e funcionários.

 

Regras Sanitárias Gerais:

Todos os espaços, materiais e equipamentos utilizados serão submetidos a limpeza e desinfeção (Orientações 014/2020 e 030/2020 da DGS);

Todas as pessoas que trabalham ou frequentam têm que cumprir com as regras de etiqueta respiratória, da lavagem correta das mãos, da utilização correta de máscara, assim como das outras medidas de higienização e controlo ambiental;

Estará à disposição dispensadores, junto à receção, entradas e saída do espaços e outros locais estratégicos;

Em todo o espaço, em situações que envolvam proximidade entre pessoas, a utilização de máscara é obrigatória, à exceção do momento em que se encontram em realização de exercício físico.

Na utilização de balneários, chuveiros e sanitários serão cumpridas as recomendações descritas na Orientação 030/2020 da DGS.

Será mantido um registo, devidamente autorizado, dos Funcionários e clientes responsáveis pela reserva (NOME, E-MAIL E CONTATO TELEFÓNICO), que frequentam o espaço, por data e hora (ENTRADA E SAÍDA), para efeito de apoio no inquérito epidemiológico da Autoridade de Saúde, se aplicável.

Os Funcionários e Clientes devem efetuar a auto monitorização diária de sinais e sintomas e abster-se de ir trabalhar, ou entrar no pavilhão Beloura Soccer, se surgir sintomatologia compatível com COVID-19.

Todas as populações não testadas, serão objeto de medição de temperatura corporal na entrada do recinto.

As pessoas que apresentem temperatura igual ou superior a 38º, de acordo com a recomendação da DGS, não será permitido o acesso ao recinto, sem prejuízo do encaminhamento e enquadramento devido.

 

Entidades envolvidas na segurança e emergência médica

Forças Policiais – PSP/GNR

112

O plano de higienização do Beloura Soccer, contempla o seguinte:

- Disponibilização de solução antisséptica de base alcoólica;

- A higienização e limpeza incidirá sobre os revestimentos, equipamentos, utensílios, objetos e superfícies que são mais manuseadas (ex. corrimãos, maçanetas de porta, equipamentos desportivos), de acordo com a Orientação nº. 014, de 21 de Março de 2020, da DGS.

- A higienização das instalações sanitárias será de acordo com a afluência às mesmas, seguindo as regras de limpeza e desinfeção, conforme o ponto 4 da Orientação nº. 14, de 21 de Março de 2020, da DGS.

A limpeza e ventilação das instalações desportivas será feita várias vezes durante o dia e após a saída dos utentes seguindo as orientações da DGS.

Protocolo para tratamento dos resíduos, em particular no que diz respeito aos equipamentos de proteção individual deve ser contemplada a colocação dos mesmos em saco fechado, ser colocado dentro de um segundo saco e desinfetado por fora, bem como o respetivo caixote.

Protocolo para tratamento de resíduos: Os equipamentos de proteção individual serão colocados num saco fechado unicamente para este efeito, que posteriormente será colocado num segundo saco e desinfetado por fora.

 

Sala de isolamento

Procedimentos de atuação de utentes suspeitos ou com sintomas de infeção de COVID-19

- A situação deve ser reportada às pessoas responsáveis.

- O utente doente (caso suspeito de COVID-19) já na área de isolamento, conjuntamente com a pessoa responsável, contatam o SNS 24 (808 24 24 24).

Procedimentos a adotar:

- Auxílio na deslocação para a área de isolamento, garantindo, pelo menos, 2 metros de distância.

 

Enquanto o utente estiver na sala de isolamento, a pessoa responsável pelo apoio adotará os seguintes procedimentos:

  • Transmitir tranquilidade e explicar ao caso suspeito que deve manter-se na área de isolamento até novas indicações;
  • Assistência ao utente (o estritamente necessário);
  • Ao sair da sala de isolamento deve higienizar as mãos com SABÃO, desinfetar com gel alcoólico e fechar a porta da sala de isolamento. Voltar a higienizar as mãos e limitar o número de contatos com o caso suspeito, ao necessário.
  • Usar os EPI’s (Luvas descartáveis e Máscaras de Proteção disponíveis);
  • Após a avaliação do profissional de saúde do SNS 24, à pessoa com sintomas suspeitos, devem ser seguidos os procedimentos da Orientação 006/2020, de 26 de Fevereiro, da DGS, pontos 6 e 7.
  •  

Formação e Estratégias de Comunicação

  • O plano de contingência do Beloura Soccer está disponível no site e redes sociais do complexo desportivo (denominação – belourasoccer.pt)
  • Esclarecimento junto dos intervenientes, mediante informação precisa e clara, sobre a COVID-19 de forma a, por um lado, evitar o medo e ansiedade e, por outro, estes terem conhecimento das medidas de prevenção que devem instituir;